A Occam Brasil Gestão de Recursos concentra o foco de seus gestores nos clientes, administrando fundos multimercado, de ações, de crédito privado e de previdência, e conta com uma equipe de profissionais com diferentes capacidades cognitivas e grande experiência no mercado financeiro.
A gestora nasceu de um spin-off de um banco de investimento local, onde grande parte da atual equipe trabalhou junta por mais de 10 anos.
A criação de uma gestora independente busca capturar ganhos de eficiência e alinhar os interesses, aumentando assim o foco e a competitividade.
A gestora parte da avaliação do cenário econômico, análise fundamentalista, quantitativa e rigoroso monitoramento de risco para elaborar sua carteira de investimento. Buscamos atuar em todos os segmentos do mercado, visando obter os maiores retornos ajustados ao risco para seus clientes.
Nosso processo de investimento se baseia em comitês periódicos por mercado, com reavaliação constante da carteira e discussões de novas potenciais posições. Usamos uma única filosofia de investimento em todos os nossos fundos.
O alinhamento de interesses da Occam é fortalecido com a aplicação da maior parte do patrimônio de seus gestores e analistas nos fundos da própria gestora.
Engenheiro pela PUC/RJ e pós-graduado em mercado de capitais pelo IBMEC/RJ. Em sua carreira, passou por todas as áreas de renda variável até tornar-se responsável pela gestão de recursos no Brasil Plural. Iniciou sua carreira em 1995 no Banco Pactual, onde passou pelas áreas de vendas, análise fundamentalista de ações, risco e custódia. Em 2000, iniciou como trader na tesouraria de ações do Pactual, tornando-se logo depois o responsável pela área. De 2006 a 2008, geriu o Fundo Pactual Capital Partners, fundo exclusivo dos ex-sócios do Pactual. Foi o gestor de renda variável da área de asset management do UBS Pactual até setembro de 2009. A partir de 2010, foi o diretor responsável pela área de gestão de recursos do grupo Brasil Plural, até sair em 2018 para formar a Occam Brasil.
Economista pela PUC/RJ. Iniciou sua carreira no Banco BBM em 2000 na área de back office. Em 2002 entrou para o Banco Pactual, inicialmente na área gerencial, para depois, em 2004, juntar-se à mesa de câmbio da tesouraria do banco. Em 2006 foi para Pactual Capital Partners onde atuou como gestor de renda fixa até o final de 2008. Foi gestor de renda fixa do Asset Management do UBS Pactual até setembro de 2009. Ao final de 2009, foi um dos sócios fundadores da Vinci Partners, onde foi responsável pela gestão de Renda Fixa. Em março de 2015 juntou-se a Gap Prudential Asset Management para atuar como gestor macro das estratégias multimercado até sair em 2018 para formar a Occam Brasil.
Economista pela PUC-RJ, iniciou sua carreira na mesa proprietária de renda fixa internacional do banco Boavista, onde permaneceu de 1995 a 1998. Ingressou no Banco Pactual em 1999, onde trabalhou na mesa proprietária de renda fixa internacional e moedas, tornando-se sócio em 2005. De 2006 a 2008 foi gestor de renda fixa e moedas do Fundo Pactual Capital Partners, fundo exclusivo dos ex-sócios do Pactual. Foi gestor de renda fixa internacional e moedas da área de Asset Management do UBS Pactual até setembro de 2009. Ao final de 2009, foi um dos sócios fundadores da Vinci Partners, onde foi responsável pela parte de moedas e renda fixa internacional nos fundos multimercados. De 2015 a 2018 foi gestor de moeda e renda fixa internacional para os fundos multimercados da JGP, além de ser o Gestor do fundo de Previdência. Saiu em 2018 para formar a Occam Brasil.
Engenheiro de Produção pela PUC/RJ, com MBA na FGV/EPGE RJ em Finanças e Risco. Trabalhou na área comercial do BBM em 2005. Em seguida entrou como trainee no Banco Pactual, onde atuou na área de controle e operações até 2009. Posteriormente, atuou como analista de M&A no Orienta Investimentos até 2011, quando entrou como analista buy-side na Brasil Plural Gestão de Recursos, até sair em 2018 para formar a Occam Brasil.
Engenheiro de Produção pela UFRJ. Iniciou sua carreira em 2009, na área de fund of funds do Banco Modal. Em 2010 entrou para a Brasil Plural Gestão de Recursos, atuando primeiro no backoffice e posteriormente como analista buy-side, até sair em 2018 para formar a Occam Brasil.
Economista pela UFRJ e mestre em economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/EPGE). Ingressou em 1999 no Banco BBM como economista focado na cobertura da economia brasileira. Em 2008, se tornou o economista chefe da Nobel Asset, instituição da qual foi sócio até 2010. Neste mesmo ano, entrou na Brasil Plural Gestão de Recursos, onde também foi o economista chefe e sócio até sair em 2018 para formar a Occam Brasil.
Engenheiro de Produção Mecânico pela PUC-Rio, iniciou sua carreira 1996 no Opportunity Asset Management onde permaneceu por 15 anos. Foi o sócio responsável pela gestão nos mercados internacionais e títulos de dívida externa de emergentes. Co-gestor dos fundos multimercados locais e externos liderando equipe com gestores e analistas macroeconômicos focados nos mercados internacionais e emergentes. Atuou ainda na gestão de renda variável, no departamento de análise macroeconômica e na chefia da área de controle de risco do Opportunity. Foi sócio-gestor pela Brookfield Gestão de Ativos e SDA Gestão de Recursos, até sair em 2018 para formar a Occam Brasil.
Engenheira Civil e de Produção pela PUC-RJ com MBA em Finanças pelo IBMEC, Isabel Ramos possui mais de 22 anos de experiência no mercado financeiro com foco em renda variável. Foi chefe da área de análise do Opportunity Asset Management (1996-2006). Posteriormente foi analista de investimentos da XP Gestão, profissional da indústria de Private Equity (2010-2013) e sócia fundadora e gestora de equities da Leste Global Investments de 2014 a 2017. De 2017 a 2018 foi membro do comitê de investimentos da Vertra Capital. Participou de conselhos de Administração e Fiscal de diversas companhias abertas, tais como Lojas Renner, Taesa, Usiminas e Metalúrgica Gerdau. Atualmente participa do Conselho de Administração da BB Seguridade. Em 2018 entrou como estrategista de equities na equipe da Occam Brasil.
Economista formado pela UFF/RJ. Iniciou sua carreira em 2000, na área de Núcleo de Pesquisas do Banco Icatu. De 2003 até 2005 trabalhou na área Gerencial do Banco Brascan. Em 2005 entrou para o Banco Pactual, atuando na área Gerencial até 2007, quando se tornou analista buy-side do fundo Pactual Capital Partners, fundo exclusivo dos ex-sócios do Pactual. Em 2009 entrou no grupo Brasil Plural, sendo inicialmente responsável por diversas áreas do backoffice, e posteriormente atuando como Diretor de Risco. Em 2013 foi transferido para a Geração Futuro (atual Genial Investimentos), e atuou como Diretor Administrativo/Financeiro, sendo membro do Comitê Executivo até 2017. Em 2018 juntou-se ao grupo para formar a Occam.
Administrador de empresas pela PUC/RJ. Iniciou sua carreira em 2008 na Cenário Investimentos, empresa independente de gestão de recursos. Passou pelas áreas de backoffice e análise econômica. Em junho de 2011 entrou para a Brasil Plural Gestão de Recursos, atuando primeiro no backoffice e posteriormente na mesa de renda fixa, até sair em 2018 para formar a Occam Brasil.
Contador pela Universidade Estácio de Sá e pós-graduado em Análise e Projeto de Sistemas pela PUC/RJ. Iniciou sua carreira em 2006 no BNY Mellon Serviços Financeiros LTDA, onde foi analista de Backoffice. Em 2010, iniciou analista de Backoffice na Leblon Equities Gestão de Recursos Ltda, tornando-se logo depois o responsável pela área. De 2013 a 2015, participou da estruturação da Vertra Capital Gestão de Recursos Ltda desde seu início, onde desenvolveu um sistema próprio front-to-back em VBA/MySQL. A partir de 2016, foi COO da NCH Capital Gestora de Recursos Ltda, até sair em 2018 para formar a Occam Brasil.
Engenheiro pela PUC/RJ. Iniciou sua carreira em 2013 no grupo Brasil Plural como Trainee onde passou pelas áreas de Backoffice, Risco e Comercial. Em 2014, iniciou como analista de renda variável na área de gestão de recursos do grupo Brasil Plural, até sair em 2018 para formar a Occam Brasil.
Engenheiro pela PUC/RJ com passagem pela INSA-Lyon (2011/12). Iniciou sua carreira em 2012, na divisão de logística de peças e acessórios da Renault S.A.S, em Paris. Em 2013, juntou-se ao grupo Brasil Plural como trainee passando pelas áreas de IB, Research e Backoffice. Em 2014, iniciou como analista de renda variável na área de gestão de recursos do grupo Brasil Plural, até sair em 2018 para formar a Occam Brasil.
Economista formada pelo IBMEC/RJ, MBA em Gestão de Investimentos pela PUC/RJ e Mestrado em Economia e Finanças pela FGV. Em 2016, iniciou sua carreira na área de Macroeconomia da Vintage Investimentos. Ingressou no Banco Brasil Plural em 2017, onde passou pela área de Risco e pela equipe de Gestão como analista de renda fixa, até sair em 2018 para formar a Occam Brasil e fazer parte da equipe econômica.
Formado em engenharia pela PUC-RJ, começou sua carreira em 2013 como estagiário na área de risco do Grupo Brasil Plural. Em 2016, iniciou como analista de renda variável na gestora do Grupo, até sair em 2018 para formar a Occam Brasil.
Graduada em Ciências Contábeis pela Mackenzie/RJ com MBA em Finanças e Mercado de Capitais pela FGV/RJ. Trabalhou no Opportunity Asset Management, Mongeral Aegon e no Grupo Brasil Plural entre 1994 e 2018 como assistente executiva até sair para formar a OCCAM como gerente administrativa.
Administradora formada pela UFF/RJ com MBA em Gestão empresarial pela FGV/RJ. Iniciou sua carreira em 2002 na KPMG Audit, Tax e Advisory Services. Em 2003 entrou no Banco Pactual atuando na área de Back Office. Em seguida, assumiu a liderança das áreas de Aluguel de ações e Liquidação e custódia de ativos, trabalhando na criação/restruturação de processos e em gestão de pessoas. Em 2012, como diretora executiva, assumiu a liderança do time Middle Office, prestando suporte a todas as áreas comerciais, com time dividido entre RJ,SP, Chile e Colômbia. Nesse período, conduziu projetos inovadores e estratégicos relacionados a Clientes. Em 2019 juntou-se ao grupo Occam Brasil.
Administrador de empresas pela PUC/RJ. Iniciou sua carreira no mercado financeiro em 2009 na Um Investimentos Corretora de Valores, passando pelas áreas da backoffice e mesa de operações. Em Janeiro de 2013 entrou para o Banco Brasil Plural, atuando no Backoffice, Investment Banking e na mesa proprietária do Banco. Em Outubro de 2018, juntou-se ao grupo Occam Brasil.
Economista, Mestre em Economia pela PUC-Rio e advogado. Iniciou sua carreira em 2007 no Opportunity como economista até 2009. A partir de então, foi responsável pela área de sell-side macro para LATAM do BTG Pactual até 2011. Em 2012, ingressou no grupo Brasil Plural onde trabalhou como economista buy-side para mercados internacionais por 6 anos. Foi fundador da TRUXT em 2017 tendo exercido o cargo de gerente de macroeconomia. Em 2020, ingressou na OCCAM, sendo responsável pela área de macroeconomia internacional.
Engenheiro pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Iniciou sua carreira como estagiário na área de Backoffice da Occam Brasil em 2019. Em 2020, juntou-se a área de Risco de Mercado da gestora sendo o responsável pela Análise de Risco em 2021. Em dezembro de 2023 juntou-se ao time de análise de crédito.
Economista pela FGV/EPGE, com formação complementar em Direito pela FGV/Direito-Rio. Iniciou sua carreira na área Comercial da Brookfield Energia em 2017. Em 2018, juntou-se à Occam Brasil, como estagiário, na área de Macroeconomia e, em 2019, iniciou sua atividade como analista de renda variável.
Administrador de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e pós-graduado em Finanças pelo Insper, Marcus Pozzuto possui mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, tendo em seu histórico profissional instituições financeiras como Itaú-Unibanco, Votorantim e Brasil Plural. Nos últimos anos foi responsável pela distribuição do Asset da Plural, instituição em que trabalhou de 2015 até 2022, onde também realizou a distribuição dos fundos da Occam Brasil para os seguintes segmentos: Multi e Single Family Offices, Privates, Fund of Funds e Bancos. Ingressou na Occam Brasil em 2022.
Formado em administração de empresas pelo Insper. Iniciou sua carreira em 2014 na G5 Partners como analista de private equity e atuou posteriormente como analista de crédito. Em 2016 entrou para a Íntegra Associados, onde trabalhou em processos de renegociação de dívida corporativa. Em 2020 ingressou no BNDES para compor a equipe da Diretoria de Crédito e Garantias, atuando na análise e concessão de crédito e garantias para os setores socioambiental, produtivo, energia e infraestrutura.
Formado em Engenharia Eletrônica e pós-graduado em administração de empresas pela UFRJ. Iniciou sua carreira no mercado financeiro em 1997, como analista de crédito do Banco Pactual. Desde então, trabalhou como analista de empresas tanto no sell side como no buy side. Foi diretor da área de crédito do Banco UBS Pactual, onde também atuou na estruturação de operações de crédito. Foi gestor de fundos de crédito, renda variável e membro do comitê de investimentos de fundos de Privite Equity tendo atuado nas gestoras Fidúcia Asset Management, BR Investimentos, Vinci e RB Capital. Atuou como Diretor Financeiro da Austral Seguradora e da Austral Resseguradora entre 2015 e 2018. Em 2019 se tornou Diretor de Crédito e Garantias do BNDES, até sair em 2022 quando ingressou na Occam para ser responsável pela área de crédito da gestora.
Engenheiro de Produção pela PUC-Rio, com intercâmbio acadêmico na UCLA. Iniciou sua carreira em 2016 na Aliansce Shopping Centers na área de gestão de ativos. Em 2017, se juntou ao Banco BBM na análise de crédito. No mesmo ano, ingressou na Adam Capital em renda variável. Desde 2023, integra o time de renda variável da Occam Brasil.
Economista pela PUC-Rio, com passagem pela Tel Aviv University. Iniciou sua carreira em 2017 na Jasper (Tel Aviv) na área de pesquisa financeira e de mercado. No mesmo ano, ingressou no Banco Modal na área de controle de fundos. Em 2018, juntou-se à Occam Brasil, como estagiário, na área de Renda Variável e, em 2020, iniciou sua atividade como Trader de renda variável.
Engenheiro pela UFRJ com passagem pela ISARA-Lyon (2018/19). Iniciou sua carreira no mercado financeiro em 2021 como estagiário de renda variável da ARX Investimentos, onde se tornou analista em 2022. Em março de 2024, juntou-se à Occam Brasil.
Possui Mestrado em Administração de Empresas pelo IBMEC e MBA em Finanças Corporativas pela UCAM. Com certificação como Conselheiro de Administração pelo IBGC, foi Conselheiro Deliberativo da AMEC. Iniciou a carreira no mercado de capitais em 2000, como analista na Diretoria de Finanças do Banco do Brasil. Em 2004 ingressou na BB Asset e em 2013 tornou-se Head de Análise de Crédito e Operações Estruturadas, onde administrava patrimônio de mais de R$ 130 bilhões em crédito privado, numa carteira de mais de 200 empresas e conglomerados financeiros, analisando operações de Debêntures, CRA, CRI, Letras Financeiras e Operações Estruturadas (FIDC e FIP), desde a aprovação, acompanhamento e renegociação e recuperação de crédito. Em junho de 2024 ingressou para o time de análise de crédito da Occam.
Engenheiro Civil formado pela UFRJ. Iniciou sua carreira em 2018 na área de risco da Modal Asset. No mesmo ano, após spin-off da gestora saiu para Novus Capital, passando pela área de risco e posteriormente fazendo gestão da estratégia de moedas e juros emergentes, permanecendo até 2021. Em 2022, juntou-se à Tenax Capital como sócio e gestor, com foco em mercados internacionais. Em novembro de 2024, passou a integrar a equipe da Occam.